sexta-feira, 26 de outubro de 2012

"A Lenda Urbana"


A história da "Lenda Urbana"

Fusca 1983, verde álamo com motor 1700cc e alimentado com 2 weber 40.


 Muitos já devem ter ouvido ou lido algo sobre fuscas com motores 1700cc, isso mesmo 1700cc, seria possivel a VW ter lançado fuscas com esse tipo de motorização?
 Bom, fiz uma pesquisa e no forum da fusca4ever achei uma enquete legal:
 Verdade ou Mito?


Todos sabemos que os 3 motores a ar mais potentes que a VW do Brasil fez foram os 1700cm3 que equiparam os seguintes modelos:

Sp2

Variant II e

últimas Kombi inclusive as injetadas.

É inegável que estes motores tinham maior potência e quando adaptados ao Fusca rendiam muito mais que os originais 1600cm3 dupla carburação do Besouro.

A própria VW identificava estes motores de forma diferente, através de suas siglas e os mais evidentes de desempenho eram:

SP2 - Motor BL - 65cv@ 4600rpm norma DIN ou 75cv@5000rpm Norma SAE

VariantII - Motor BV - 56cv@4200rpm norma DIN ou 67cv@4600rpm Norma SAE

e os modernos motores de Kombi 1700,

Kombi á alcool - motor UK - 62cv@4500rpm DIN ou 72cv@4800rpm norma SAE

Todas as potências com base na VW, contra os poucos cvs dos Fuscas Itamar por exemplo que eram:

UFA - 53cv@4200rpm DIN ou 63cv@4600rpm norma SAE e os

UJA - 59cv@4300rpm DIN ou 69cv @ 4800rpm (álcool)

comparando os motores, vemos que os do Fusca sempre foram inferiores em potência comparados com os 3 motores citados. inegável vantagem da maior cilindrada deles 1700cm3.


Concluindo minha pesquisa, hoje posso dizer que muitos fuscas rodam por aí com potente motores 1700cc, mas de fabrica mesmo só os incríveis cilindos dos SP2 eram de 88mm e em conjunto com o vira de 69 mm, dava o "1700", na verdade 1678 cc.


Nenhum comentário: